quarta-feira, 29 de agosto de 2007

ESCOLA PROJETO ESCOLA LIMPA

ESCOLA NOSSA SENHORA DA TERRA
Jardim Curitiba III



PROJETO "ESCOLA LIMPA"

Nos últimos anos, presenciamos tentativas frustradas de trabalhar questões ambientais em sala de aula, principalmente pelos professores não licenciados em Ciências Biológicas. Com os novos Parâmetros Curriculares Nacionais, Meio Ambiente passou a ser tema transversal e com isso aumentou a expectativa por parte dos professores de fazer a transdisciplinaridade.
O primeiro obstáculo foi trabalhar os conceitos de Ecologia de forma multidisciplinar . Antes, pensava-se que apenas os profissionais licenciados em Ciências Biológicas poderiam trabalhar esses temas em sala de aula. Acreditavam que as relações entre a fauna e a flora, interagindo com o meio físico era conteúdo específico e não tema transversal. Contudo, a própria definição de Meio Ambiente; como relações integracionistas do espaço físico com os diversos seres que habitam esse espaço, levando em consideração aspectos sociais, econômicos, históricos e até mesmo culturais; abriu a discussão para as outras disciplinas do currículo. Além disso, pensava-se em constituir Meio Ambiente como uma disciplina a mais para nosso currículo, sendo necessariamente descartada esta hipótese e associada aos temas transversais.
Ainda mais, as nossas escolas continuavam sujas, com paredes riscadas, bancas depredadas, falta de comunicação entre aluno-professor-diretor, além disso um aumento exagerado da violência. Então era preciso formar cidadãos conscientes para que ocorresse uma integração entre o conhecimento e a emoção, despertando uma reflexão entre a teoria e a prática. Não podíamos mais ficar omissos, era necessário um trabalho para resgatar valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, responsabilidade, honestidade, amizade, entre outros.

OBJETIVOS


Estimular uma conscientização e/ou um despertar do senso crítico para as questões ambientais.
Provocar na comunidade escolar uma postura atitudinal reflexiva e prudente na preservação do espaço escolar e conseqüentemente dos Recursos Naturais.
Favorecer a participação de todos nas decisões para melhorar a qualidade do Meio natural, social e cultural.

PLANEJAMENTO


* Organizar fóruns permanentes com os participantes da comunidade escolar como: equipe de limpeza, professores, direção, alunos, pais e interessados em geral.
* Incentivar a conservação das salas de aula e conseqüentemente do patrimônio escolar com a participação de todos que fazem a comunidade escolar.
* Organizar reuniões periódicas com a equipe de limpeza da escola.
* Reciclar o lixo escolar.
* Organizar grupos ecológicos para serem multiplicadores nas suas salas de aula.
* Produzir material didático com a temática ambiental para serem utilizados pelos professores , alunos e demais interessados.
* Promover palestras, seminários, cursos e oficinas .
* Estruturar a equipe de saúde da Escola para a efetivação dos Primeiros Socorros.
* Realizar mutirões de limpeza mensais com participação dos alunos de todas as salas.
* Elaboração de um jornal ecológico mensalmente.
* Elaboração e organização de vídeos didáticos para a videoteca.
* Incentivar a produção artística na elaboração de eventos com a temática ambiental.
* Cultivo de uma Horta Alimentar e Medicinal.

PROJETO MINHA SALA LIMPA

Este projeto tem o objetivo inicial de manter a sala de aula limpa e organizada, durante todo o período de aula. Para isso, elaboramos um vídeo pedagógico, todo filmado nas dependências da escola e produzido por alunos. Esse vídeo foi passado para todos os alunos da escola, juntamente com os professores. Cada professor recebeu uma tabela para inscrever os alunos da seguinte forma : cada dia um grupo de alunos fica responsável pela manutenção da sala ,e os mesmos vão obter um conceito, caso ocorra desempenho construído. Com isso, toda a disciplina inclui como um indicador de desempenho a atitude do aluno em relação a sua sala de aula, fazendo valer os temas transversais.
Percebe-se que essa foi a maneira mais atraente dos professores integrarem os Temas Transversais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como sujeito ativo os próprios alunos.
Inicialmente, surgiram questionamentos sobre a efetivação deste projeto, pois se achava que o Estado deveria dispor de funcionários para exercer tais funções. Entretanto, nota-se que o espaço escolar está depredado pela ação dos próprios alunos e funcionários da escola. Não é justo o Estado utilizar sua verba em ações que se repetem a cada ano. O que nós precisamos é organizar uma comunidade escolar mais participativa e consciente para os reais problemas educacionais.
OFICINA DE PAPEL RECICLADO

Contamos com uma equipe de 8 alunos que organizaram uma oficina de papel reciclado, em pequena escala, na tentativa de estimular a reciclagem do lixo em nossa escola. Sabemos que o nosso maior lixo corresponde a plástico e papel, e que além disso, esses materiais podem representar uma economia para a nossa escola, favorecendo a aquisição de novos materiais.




3 comentários:

Anônimo disse...

maravilhoso È isso que nós temos que aprender é isso que melhora a sociedade. temos que ter conciencia de que um papelsinho faz a diferença

flavia oliveira tavares de lima disse...

e isso que ajuda. temos que aprender que um papelsinho faz a diferença!!!

Marina disse...

Amo esse projeto escola limpa pois ajuda a concientizar as pessoas. Marina 6 ano 2